MATOPIBA – Piauí, com milho e logística para Etanol Incentivos Fiscais Sudene e Creditícios FNE Banco do Nordeste

26/07/2024

MATOPIBA – Piauí, com milho e logística
para Etanol Incentivos Fiscais Sudene e
Creditícios FNE Banco do Nordeste
além prioridade Bndes

COLUNA JC NEGÓCIOS
Fernando Castilho 25/07/2024

Início da operação Transnordestina

"Em 2025, vamos fazer os primeiros transportes de grãos saindo do Piaui até a região central do Ceará para abranger aquela bacia leiteira, as granjas. Nosso diretor comercial está rodando com todos os produtores, tanto os fornecedores de grãos quanto aqueles consumidores. Já temos o projeto do terminal assim instalado no Piauí, estamos discutindo o projeto do terminal, não é definitivo, mas é intermediário para poder dar vazão ao consumo de grãos no Ceará", disse ao Diário do Nordeste.

Etanol de milho

Pouca gente sabe, mas atualmente 20% do etanol consumido no País já é derivado do milho, o que é surpreendente num país tradicional produtor de etanol de cana-de-açúcar um pilar importante da indústria de biocombustíveis. Entretanto, segundo a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), ao menos 20 novas biorrefinarias estão com autorização de construção ou programadas para os próximos anos, uma expansão significativa da capacidade de produção nacional, a maior parte delas no CentroOeste do País.