Incentivo Fiscal IRPJ Sudene

Incentivo Fiscal IRPJ Sudene

Diário de Pernambuco

INVESTIMENTO

Stellantis contará com incentivos fiscais da Sudene

A fábrica está entre as 15 empresas que tiveram pleitos de incentivos fiscais aprovados pela Diretoria Colegiada da Sudene
Por Diario de Pernambuco, local@diariodepernambuco.com.br 17/07/2024 21:17

A planta da FCA Fiat Chrysler, em Goiana (PE), tem capacidade para produzir 280 mil carros por ano, somando mais de um milhão de veículos fabricados (Divulgação/Sudene)

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou o pleito de incentivo fiscal do grupo Stellantis. A empresa responsável pelo investimento superior a R$ 15,2 bilhões nos últimos anos, conta com um parque de cerca de 40 fornecedores. A planta da FCA Fiat Chrysler, em Goiana (PE), tem capacidade para produzir 280 mil carros por ano, somando mais de um milhão de veículos fabricados.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que foi a primeira vez que a empresa solicitou o benefício fiscal. “Esse é um movimento importante, fala para o debate da Reforma Tributária. A política de incentivos fiscais ainda é fundamental para a atração de investimentos, especialmente para regiões que têm menos competitividade em relação a outras. Reafirmamos a importância e eficácia dos incentivos em um ambiente de desigualdade entre regiões”, afirmou durante reunião da Diretoria Colegiada, onde foi aprovado o pleito do grupo italiano.

A Sudene tem papel fundamental na implantação da Stellantis no Nordeste. A empresa contou com financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), outro instrumento de promoção do desenvolvimento regional da Autarquia. A planta instalada em Goiana (PE) recebeu crédito de R$ 1,9 bilhão, correspondente a 27,1% do investimento total do projeto. Com consulta prévia enquadrada em dezembro de 2012, o empreendimento teve o Banco do Brasil como agente operador e é, atualmente, o segundo maior em volume de recursos oriundos do FDNE.

Além da Stellantis, a Sudene também aprovou outros 14 pleitos de incentivos fiscais, que somam investimentos informados de R$ 103,3 milhões. Foram 13 demandas de Redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Adicionais não Restituíveis, enquanto dois são relativos a Reinvestimento de 30% do IRPJ. Na distribuição por estado, Pernambuco aparece com quatro pleitos aprovados, vindo na sequência Ceará e Bahia (3 cada um), Espírito Santo (2), Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte (1 pleito cada).

O estado de Pernambuco também está na frente, em relação aos investimentos, puxado pela Stellantis (R,31 bilhões), seguido por Ceará (R$ 53,5 milhões), Bahia (R$ 22 milhões), Minas Gerais (R$ 3,2 milhões) e Espírito Santo (R$ 3 milhões). Os pleitos da Paraíba e do Rio Grande do Norte foram de retificação. Os setores contemplados são de veículos, alimentos e bebidas, minerais não metálicos, químicos, petroquímicos e esgotamento sanitário.

As empresas incentivadas são responsáveis por 9 mil 428 empregos, dos quais 6.924 estão vinculados a novos postos de trabalho. A FCA Fiat Chrysler se destaca com 6,8 mil.

O coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, Sílvio Carlos do Amaral e Silva, ressalta que a planta da Stellantis é uma das mais modernas do grupo no mundo. “Toda a experiência acumulada aplicada no projeto desta planta produtiva proporcionou a construção de um polo produtivo com elevado grau de inovação, com processos tecnologicamente diferenciados e ambientalmente sustentáveis”, enfatizou Sílvio.

O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, também citou o pleito da Petrobrás para a refinaria localizada em Fortaleza (CE). O empreendimento iniciou suas operações em 1966 e produz 235 mil toneladas/ano de asfaltos e 73 mil metros cúbicos por ano de lubrificantes naftênicos. Situada na cidade do Conde, a 150 Km de Salvador (BA), a Frysk Industrial Ltda, sociedade integrante do Grupo Aurantiaca, também está entre as empresas com pleito de incentivo aprovado. Ela foi constituída em 2011 e possui uma extensa área de cultivo irrigado de coco e já investiu R$ 21,9 milhões.